domingo, 20 de outubro de 2013

RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Segundo os PCNs ([200-], p. 56) o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica e prazerosa e participativa, de relacionar–se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos.

 
O papel do educador é fundamental, desde o processo de confecção do jogo, na elaboração das regras até o encorajamento quanto à troca de ideias entre os participantes. É fundamental proporcionar-lhe experiências positivas convenientes ao seu nível de desenvolvimento e sugerir jogos e atividades compatíveis.

 
VAIVÉM
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Estimula: Coordenação viso-motora e noções de alternância e distância. Santa Marli P. dos Santos. Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo

 
Descrição: Garrafas plásticas descartáveis, cordão, argolas e durex colorido. Cortar duas garrafas ao meio, juntar as partes cortadas, colar com durex colorido. Passar dois fios (+ 3 m) por dentro das garrafas. Amarrar argolas nas quatro extremidades.

 
Possibilidades de exploração: O vaivém é um jogo de duplas, em que a criança segura as extremidades do cordão e uma delas dá um impulso abrindo os braços, jogando o objeto para o outro, que repete a operação, assim, sucessivamente.

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