quinta-feira, 20 de março de 2014

AEE – PS – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ALUNO COM SURDEZ



Elaine Maria Franco Leão


Uma pessoa surda possui direito a ter acesso ao conhecimento, de modo a viabilizar seu desenvolvimento como sujeito crítico capaz de refletir sobre a realidade em que está inserido, pois, dessa maneira, o surdo poderá construir sua identidade e lutar por seus direitos. Inúmeras polêmicas têm se formado em torno da educação escolar para pessoas com surdez. A proposta de educação escolar inclusiva é um desafio, que para ser efetivada faz-se necessário considerar que os alunos com surdez têm direito de acesso ao conhecimento, à acessibilidade, bem como ao Atendimento Educacional Especializado. (DAMÁZIO, 2007 p. 15)

A educação escolar das pessoas com surdez no ensino regular possui ainda um caráter integracionista, onde o aluno está na classe comum por meio de algumas adaptações. Sabemos que muitos alunos com surdez podem ser prejudicados no seu potencial cognitivo, sócio-afetivo, linguístico e político cultural caso não recebam estímulos adequados no momento da aprendizagem. Está aprendizagem só ocorrerá através de uma reestruturação curricular ampla e não apenas através de algumas adaptações na escola comum. Segundo Carmo (2001:47):

“[...] se realmente queremos que os diferentes e os desiguais tenham acesso aos conhecimentos, precisamos superar as relações educacionais hoje existentes na atual estrutura escolar seriada, redimensionar o tempo e o espaço escolar, bem como, flexibilizar os conteúdos rumo a uma abordagem integrada que rompa com a compartimetalização do conhecimento. Enfim, precisamos superar de forma radical a atual organicidade escolar brasileira


Há vários anos gestualistas e oralistas promovem uma discussão de como melhor trabalhar e contribuir com o desenvolvimento da pessoa surda, apontando primeiramente o resultado do fracasso escolar do aluno surdo às práticas pedagógicas exercidas dentro do ambiente escolar.

Para assegurarmos a aprendizagem significativa em prol das pessoas com surdez na escola comum, precisamos romper com os vários empecilhos, que, segundo Damázio(2005), impedem o desenvolvimento e provocam a repetência e a evasão, ocasionando o fracasso escolar.

A Nova Política da Educação Especial no Brasil vem procurando soluções e elaborando novas práticas e atitudes sócio-educacionais para promover a verdadeira inclusão social. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação não pode ser subestimada. A importância e a obrigatoriedade em oferecer o atendimento educacional especializado aos alunos com deficiências em todo ensino regular se faz necessário.

Para Damázio (2007, p. 21) “as propostas de atendimento a alunos com surdez, em escolas comuns devem respeitar as especificidades e a forma de aprender de cada um, não impondo condições à inclusão desses alunos no processo de ensino aprendizagem”. Nesse sentido, o processo de inclusão implica inicialmente entender que cada criança tem um ritmo próprio e, para que a aprendizagem aconteça, o professor terá que desprender-se de qualquer tipo de preconceito ou julgamento, conhecer aspectos relaciona dos ao desenvolvimento biopsicossocial dessa criança, estar  preparado para acolher a criança e manter uma relação muito próxima aos seus familiares.

O AEE PS, na perspectiva inclusiva, estabelece como ponto de partida a compreensão e o reconhecimento do potencial e das capacidades desse ser humano, vislumbrando o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem. As diferenças desses alunos serão respeitadas, considerando a obrigatoriedade dos dispositivos legais, que determinam o direito de uma educação bilíngüe, em que Libras e Língua Portuguesa escrita constituam línguas de instrução no desenvolvimento de todo o processo educativo.


Referência:




DAMÁZIO, Mirlene F.M. ALVES, Carla B. e FERREIRA, Josimário de P. Atendimento Educacional Especializado: Abordagem Bilíngüe para Pessoas com Surdez. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.p.6.


DAMÁZIO, Mirlene F.M. Tendências Subjacentes à Educação das Pessoas com Surdez. In: Atendimento Educacional especializado: Pessoa com surdez. Curitiba:CROMOS,2007.p.37 .


DAMÁZIO, Mirlene F. Macedo e JOSIMÁRIO P. Ferreira. Educação Escolar de Pessoas com Surdez- Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC. V. 6, Ano, 2009


CARMO, Apolônio A. do. Inclusão Escolar: Roupa Nova em Corpo Velho. Revista Integração. MEC. Brasília, no 23, p. 43-48, Ano 13, 2001


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