“O modelo dos modelos”
Italo Calvino
Neste
ponto só restava a Palomar apagar da mente os modelos e os modelos de modelos.
Completado também esse passo, eis que ele se depara face a face com a realidade
mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os seus
“nãos”, os seus “mas”. Para fazer isto, melhor é que a mente permaneça
desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e
de princípios subentendidos e não demonstráveis. Não é uma linha de conduta da
qual possa extrair satisfações especiais, mas é a única que lhe parece
praticável.
Analisando
sobre o texto
O texto nos convida a pensarmos quanto aos modelos
do ensino atual para as crianças com necessidades especiais, defrontar do ponto
de vista dos professores sobre a educação especial e a visão do Palomar, sobre
o modelo a ser construído, verificamos a comparação com a progresso da história
da educação.
Tanto o senhor Palomar quanto os educadores do AEE
se mostram como pessoas que sabem que precisam alterar sua atitude diante das
coisas e do mundo e que precisam fazer algo para que todas as pessoas sejam
livres e respeitas na sociedade em que moram, e que acima de tudo possam viver
ativamente, uns com os outros.
Para desenvolver o trabalho do AEE é
imprescindível que o professor compreenda que cada aluno é diferente do outro
por isso não precisamos nos prender em modelos já acabados e incompletos e sim
lapidá-los a cada dia como se fossem joias a mostrar o seu brilho.
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